segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fotografia

A palavra fotografia vem de expressões gregas, e significa desenhar com luz e contraste. O surgimento da fotografia não foi obra de um autor só, a primeira fotografia reconhecida foi produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, onde foram exigidas oito horas de exposição à luz solar para a formação da foto. Nièpce nomeou este processo de "heliografia".
Porém, a fotografia se popularizou como produto de consumo a partir de 1888, onde a empresa Kodak revolucionou o pensamento criando os rolos de filmes onde as pessoas que poderiam tirar suas próprias fotos, sem necessitar de outras pessoas para isso.

Imagem da primeira fotografia permanente do
mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825.


Desde então, a evolução fotográfica tem quebrado barreiras em todo mundo, com a crescente evolução tecnológica têm-se ampliado o domínio da fotografia. Atualmente a fotografia digital tomou conta do formato analógico, não vemos mais rolos de filme para vender, e sim, câmeras digitais que armazenam as fotos em seus cartões de memória. Hoje em dia, as fotos tem ficado armazenadas em computadores, notebooks, cartões de memória, pen drivas, cd's e etc.., nem todas são reveladas, guardadas em álbuns, como a alguns anos atrás. E ainda mais atual, temos as fotos com imagens panorâmicas, que captam mais do que apenas aquele quadradinho da câmera no ambiente.
Tendo em vista a profissão de Bibliotecário nesse meio digital, destacamos sua atuação na mediação e manuseio da informação em qualquer tipo de suporte. Porém nem sempre as fotografias devem ser aceitas imediatamente.

A Fotografia é um instrumento de pesquisa valioso para o pesquisador, mais para que possa atingir os seus objetivos – atender as necessidades de recuperação da informação contida no referido documento – requer um tratamento adequado. (SILVA, [20--?]) 

Cabe ao profissional se adequar as mudanças tecnológicas e se aperfeiçoar, a leitura de uma fotografia pode ter várias interpretações, e é a isso que o profissional deve se ater para atender as necessidades dos usuários que buscam o acervo fotográfico de forma relevante. Pois além de um mediador da informação, o profissional se torna o intérprete das imagens disponibilizadas. É importante guardar e preservar as fotografias como memórias dentro de uma instituição, representação e provas vivas da história. Como diz o ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras, e muitas vezes elas podem até mesmo alterar a história de uma cidade ou país.


Referências

WIKIPÉDIA.  Fotografia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia>. Acesso em: 15 set. 2011.


SILVA, R. C. da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco. [s.l.], [20--?].

Um comentário:

  1. Gosto da "primeira fotografia" por seu tom enigmático, quando a olhamos, sabemos que tem algo diferente. É a luz do sol indo do leste ao oeste, num efeito obtido no período de 8 horas. Boa foto para ilustrar o texto!

    ResponderExcluir